quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Quinoa

Plantação de Quinoa

Essa é mais uma daquelas dicas que agente desconfia a princípio mas que com o tempo acaba se acostumando. A primeira vez que eu experimentei a Quinoa foi com iogurte de frutas. Por não ter gosto, esse pseudo cereal não modificou o sabor e deixou uma sensação de saciedade. Naquela época não estava preocupada com a minha alimentação nem muito menos em ser saudável, foi somente após descobrir os alto índices de colesterol que voltei a me encontrar com ela a partir da inclusão da minha médica na dieta.

Por ser rica em proteínas, a Quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio. A questão era encontrar a maneira mais fácil e gostosa de incluir no meu dia a dia.

De tudo o que eu testei, a maneira mais fácil é misturar a Quinoa crua no iogurte ou bater junto com o suco. Uma sugestão é comer a porção no lanche entre as refeições, pois um pote de iogurte desnatado (160ml) mais uma colher de sopa de quinoa contém 141 calorias. Outra vantagem é que você estará acrescentando fibras a refeição e ajudando no trânsito intestinal. Já no suco, ela ajuda na saciedade dando uma força na dieta. Tenho colocado duas colheres de sopa em nos sucos que tomo após os exercícios. Esta é uma ótima opção uma vez que as frutas são fontes de carboidratos e a quinoa possui todos os aminoácidos essenciais para o nosso corpo formar proteínas. Para quem pratica atividade física, é indispensável o consumo dessa combinação após o treino, já que os carboidratos vão repor a energia perdida e as proteínas vão ajudar na recuperação dos músculos. 

Agora se você está buscando uma maneira gostosa para incrementar a sua salada, a melhor forma é realmente cozinhar a Quinoa e misturar na refeição. As instruções da embalagem explicam que você pode refogar os grãos como se fosse arroz, com alho, sal e tempero. Para 1 xícara de Quinoa acrescenta-se 2 xícaras de água e deixa secar. Depois que secar a primeira água, acrescente mais duas xícaras de água e quando secar está pronto. Tempo de cozimento 20 minutos.

A verdade é que pra mim estas instruções não serviram muito bem. Quando terminei de refogar achei que estava meio dura e acrescentei mais água dobrando o tempo de cozimento para 40 minutos. Outra coisa é que 1 xícara rende muito e tive que guardar na geladeira o que não utilizei e o gosto não fica muito bom depois. Acho que fica mais gostosa quando está mais fresquinha. Ainda estou adaptando à quantidade mas o resultado foi bem legal e saboroso. Misturei na salada de alface, cenoura e tomate e comi junto com a sardinha e um pouco de feijão. Essa é umas das dicas que ainda estou me acostumando mas que indico sem medo!





Quinoa crua na embalagem, após o cozimento e misturada na salada.



Referências:




Nenhum comentário:

Postar um comentário