sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Barrinha de Cereal



*Exemplo a NÃO ser seguido

Sabe aquele horário esquisito entre o café da manhã e o almoço que você sente uma fominha? Ainda está muito cedo pra almoçar mas já tem algumas horas que tomou café e o estômago pede algo diferente. Muitos lançamos mão da famosa barrinha de cereal que virou quase sinônimo de lanchinho. Algumas até muito saborosas fazem agente pensar: "Isso aqui é muito gostoso, não pode ser light."

A verdade é que algumas destas barrinhas não são tão saudáveis quanto pensamos. Podem conter excesso de corante, conservante e xarope de milho. "Esta última substância é rica em frutose que quando ingerida em excesso pode levar a resistência à insulina, compulsão alimentar, elevação do ácido úrico e esteatose hepática, que é um acúmulo de gorduras nas células do fígado", explica a nutricionista funcional Ana Luiza Nogueira dos Santos, da Fluyr Saudável - Clínica de Combate à Dor. 

Além disso, algumas opções também podem contar com alto teor de açúcar e gorduras trans e este tipo de gordura pode aumentar o colesterol ruim, LDL, e baixar o colesterol bom, HDL. Aí não vai adiantar nada comer abacaxi todo dia, ingerir ômega 3 através da sardinha e fugir das batatas fritas se em uma simples barrinha da Nutry ou da Trio você encontrar teores dessas gorduras e não encontrar informação da porcentagem de colesterol.

Já estava querendo pesquisar sobre uma boa barrinha que pudesse lançar mão nessas horas que meu estômago grita: "Ei, não vai mandar nada aqui não?" quando uma amiga me deu para experimentar a Barra de Mixed Nuts sementes da AGTAL. 

Ela é feita de amendoim, castanha do caju, amêndoa e sementes de gergelim, girassol e linhaça. Não contém glúten e a porcentagem de Gorduras trans e Colesterol é de 0g. 

Fiquei muito feliz porque além de todos esses benefícios é uma delícia e você pode encontrar em lojas de produtos naturais a um preço que de R$2,60 cada, então recomendo! (Link: Emporio Nutri)



A melhor maneira de saber se sua barrinha é nutritiva ou não é checando o rótulo do alimento, tanto pela tabela de composição nutricional quanto a lista e ingredientes. A orientação é que este alimento seja consumido na hora do lanche ou antes de uma atividade física, porque a barrinha é uma fonte de carboidrato importante para fornecer energia ao corpo. 
Faltam 29 dias para o verão! E você, tá preparado?


Referências:


Um comentário:

  1. Muito interessante, nunca tinha dado atenção à composição delas.
    Nem tudo o que parece (saudável), de fato é! :)
    Abçs!

    ResponderExcluir