sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Livre-se da culpa

Vejam essa notícia: uma equipe de psicólogos da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, descobriu que a forma como encaramos os alimentos podem interferir no ganho de peso, ou seja, pessoas que se sentem culpadas depois de escorregar na dieta podem ter mais chances de acumular os quilos na balança. Os resultados foram publicados na edição online de Novembro da revista Appetite.


Segundo os autores, esses sentimentos de culpa são muito semelhantes ao que acontece com os distúrbios alimentares, em que a pessoa se sente culpada por ter comido, passa um período fazendo uma dieta restritiva e pode ter episódios de compulsão alimentar. Eles afirmam que esse tipo de comportamento pode ser profundamente enraizado e muito difícil de mudar. Com a proximidade do final do ano, chegam também as festinhas de comemoração de Natal em nosso trabalho e em nossa família. Algumas ocasiões não podemos fugir e também não devemos nos sentir culpados em participar.



Seja flexível consigo mesmo
Não precisa se tornar um prisioneiro da sua dieta. Tendo hábitos saudáveis, você pode se dar ao luxo de se deliciar com seus pratos preferidos de vez em quando. Para isso, é preciso apenas controlar a quantidade e também não exagerar na periodicidade do consumo.

Certifique-se de aproveitar o momento
Estar entre pessoas queridas e principalmente cercado de uma boa alimentação, é muito importante para o bem-estar porque ativa diretamente as regiões temporais e frontais do cérebro, que são as partes ligadas ao prazer. Hormônios como a dopamina e serotonina, são liberados sendo grandes aliado no combate ao estresse. 

Crie uma estratégia para se manter firme
Ao chegar no local da festa evite os petiscos fritos, com maionese ou cream cheese. Se for um jantar dê preferência as saladas e as carnes brancas fugindo dos carboidratos. Se o encontro for em um restaurante ou em um bar, observe os pratos antes de servir para que possa fazer uma escolha melhor. Se preferir, coma algo mais saudável ou tome um suco antes de sair de casa.

Por fim, livre-se da culpa e esteja inteiro e presente no que você fizer!


















                              Monja e emotiva: livre-se da culpa! e mais vídeos - UOL Mulher

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário